11 - CONCEITO DE SISTEMA E TAXIONOMIA

Definição de Sistema: :"partes articuladas com finalidade comum"

Exemplos de sistemas:

nas pessoas:
Vamos analisar se um liquidificador pode ser considerado um sistema.
  1. Ele pode ser subdividido em partes: motor, copo, corpo, cabo e plug, botão de controle, tampa, etc.
  2. Suas partes estão articuladas (integradas, relacionadas): o corpo reveste o motor, o botão de controle está instalado no cabo de energia, a tampa adapta-se ao copo, etc
  3. Este conjunto de partes articuladas tem uma finalidade, comum a todas, qual seja triturar alimentos.
As três condições acima nos garantem que se trata de um sistema.

Repare que se uma das condições não fosse contemplada, então NÃO teriamos um sistema. Por exemplo, se o copo fosse de uma marca (Walita) e o corpo de outra (Arno) então não haveria integração. Não poderiamos chamar o conjunto de sistema - e nem seria possível chamá-lo de "liquidificador". Se fosse comprado nesta condição seria imediatamente devolvido para a loja!!!


Ao selecionarmos as partes componentes de um sistema, muitas vezes nos deparamos com partes correlacionadas que não pertencem ao sistema. A linha (conceitual) que ditingüe os elementos componentes dos demais componentes é denominada abrangência do sistema. Por exemplo o cabo e o plug de energia pertencem ao liquidificador, mas a tomada de energia não pertence a ele. Está fora da abrangência do sistema.

Outro exemplo: uma impressora é um sistema: é composto de partes (cobertura, motor, eixo de deslocamento da cabeça de impressão, alimentador de papel, etc.) Estas partes se integram em um todo com a finalidade de imprimir documentos.
O sistema pode incluir mais ou menos partes em função de uma definição ou acordo prévio, por exemplo, para o fabricante, uma impressora pode não incluir o cabo que a liga ao micro. Para nós o cabo de ligação é parte integrante da impressora.
O limite que envolve as partes do sistema é chamado de "abrangência do sistema".

A tomada na parede, com a energia necessária para o funcionamento da impressora, é considerada como pertencente ao ambiente do sistema, e não faz parte do sistema.


É importante perceber que cada um de nós enfatiza sempre uma parte do sistema. Por exemplo, ao tratar do sistema circulatório, um aluno que tenha problemas de circulação dará maior atenção às artérias e veias. Já um aluno com problemas de coração dedicará a este órgão maior atenção. Esta ênfase dificulta a compreensão dos sistemas pois sempre estamos sendo induzidos a conclusões imprecisas em função dos interesses daqueles que nos apresentam e explicam os sistemas.
Vamos analisar outro exemplo: o sistema hospitalar.
Ele é, efetivamente, um sistema porque possui as três condições básicas:
  1. Ele pode ser subdividido em partes: hospitais, ambulâncias, enfermeiros, médicos, conhecimento sobre doenças, equipamentos de raio-X, leitos, pacientes, etc;
  2. .
  3. Suas partes estão integradas: os pacientes são levados por ambulâncias, usam os leitos e são atendidos pelos enfermeiros. Os médicos, além de atender aos pacientes, trabalham nos hospitais e possuem parte do conhecimento sobre doenças, etc.
  4. E este conjunto de partes integradas tem uma finalidade, comum a todas, ou seja manter a saúde da população em um nível satisfatório.
A percepção da abrangência do sistema faz com que possamos entender que, por exemplo, os taxis e ônibus de uma cidade não pertencem ao sistema hospitalar. Estão fora de sua abrangência.

Conclusão
Para entender adequadamente um sistema precisamos:

  1. entender a finalidade do sistema;
  2. compreender quais são as suas partes;
  3. entender como se relacionam entre si;
  4. buscar consultar vários usuários para poder ter uma visão sem vícios de ênfase, o que ocorreria se consultassemos apenas um usuário;
  5. definir qual é exatamente a "abrangência" do sistema

Taxionomia - Classificação dos Sistemas
Para que possamos compreender melhor os sistemas é interessante fazermos algum tipo de classificação ou categorização pois, através dela perceberemos melhor as suas características.
A alocação de um sistema em uma determinada categoria é uma atividade subjetiva e requer que haja, SEMPRE, uma explicação do porquê da alocação (por ex. ...foi considerado um sistema simples porque ...!)
Utilizar os conceitos de taxionomia é útil para conhecer melhor qualquer sistemas com o qual nos defrontemos. Basta pensarmos em classificá-lo e inúmeras dúvidas surgirão. A resposta a essas dúvidas melhorará, sem dúvida, o conhecimento que tinhamos do sistema em questão.

Sistemas simples X complexos
Os sistemas são compostos de diversos componentes (partes) e relações (articulações). Um sistema será tão mais complexo quanto maior for a quantidade de elementos que o compõem ou a quantidade e complexidade das suas relações.
Um carrinho-de-mão possui um conjunto pequeno de componentes e também uma pequena quantidade de conexões entre estes componentes. É um sistema simples quando comparado a um caminhão, pois este possui milhares de componentes (peças) e inúmeras conexões entre elas.

A avaliação de simples X complexo é sempre relativa a algum referencial. Por exemplo, o caminhão é complexo quando comparado a um carrinho-de-mão, contudo pode ser considerado um sistema simples quando comparado a um avião Airbus 380.

Um time de futebol, tem apenas 11 jogadores, mas pode ser considerado um sistema complexo quando comparado a um batalhão com 100 soldados em marcha . Afinal as relações entre os jogadores são em muito maior número e complexidade que as relações existentes entre os soldados.
Nas empresas esta distinção é muito frequente, pois é através dela que selecionamos a qualificação dos pessoal nocessário para atuação nos sistemas. Os sistemas mais complexos, em geral, requerem pessoal mais qualificado.

Sistemas abertos X fechados
Um sistema fechado é aquele na qual o sistema não possui nenhuma interação com o meio que o cerca. Ao contrário, um sistema aberto é um sistema que possui interações com o ambiente.


Na vida real não existem sistemas completamente fechados. Sempre há interações suas com o ambiente. O que existem são sistemas mais abertos ou mais fechados.
Um exemplo de sistema fechado seria um tubo-de-ensaio onde colocamos ingredientes para uma reação química e desejamos medir/pesar os componentes gerados. É um sistema muito fechado, mas, na abertura superior há contato com o exterior que permite interações, os ingredientes recebem calor e luz vindo do exterior, etc.

O conceito de sistema fechado é muito usado, do ponto de vista de teoria, para simplificar o entendimento dos sistemas.
Por exemplo, ao estudarmos o movimento de objetos é costume ignorar interações dos objetos com o meio. Frases do tipo: "considere um objeto em movimento sem atrito" simplificam nosso estudo, mas obviamente não existe movimento sem atrito (nem no espaço) e também nunca podemos esquecer que todos os corpos sofrem ação da gravidade (mas para o estudo do movimento, costumamos, deliberadamente esquecer disto).

Uma empresa é um sistema aberto por excelência. Sempre possui inúmeras interações com o ambiente: clientes, fornecedores, fisco, etc.
Estas interações, muitas vezes ignoradas nas apresentações didáticas, são extremamente relevantes e influenciam, em muito, o comportamento e organização das empresas.


Cada uma das relações com o exterior da empresa costuma ser acompanhada por um responsável na estrutura hierárquica. Por exemplo: Este acompanhamento pelos responsáveis faz com que a empresa possa responder mais rapidamente às modificações do ambiente, tornando-se então uma empresa-sistema mais adaptável.

Sistemas adaptáveis X não-adaptáveis
O conceito de adaptabilidade está ligado à resposta dada pelo sistema às mudanças que ocorrem no ambiente em que está inserido. Um camaleão (é um sistema, certo?) é bastante adaptável às cores do ambiente em que vive, mas por outro lado não se adapta bem a mudanças climáticas (não pode viver em regiões muito frias, por exemplo).

Uma empresa que vendesse chapéis e luvas, no Rio de Janeiro, teria desaparecido se não tivesse se adaptado às mudanças que ocorreram na moda.

Como regra geral, as grandes empresas têm muito mais dificuldade em se adaptar às mudanças no ambiente do que as pequenas empresas. Estas são muito mais ágeis em perceber as mudanças e fazer adaptações para responder melhor a exigências de mercado.

O Administrador deve pensar sempre na adaptabilidade dos sistemas pois esta característica indica possibilidades de uso futuro e cria alternativas de decisão.

Sistemas permanentes X temporários
Este conceito óbvio é sempre levado em consideração quando se implementam novo sistemas. Exemplo: foi solicitado um policiamento reforçado na orla da Zona Sul. É permanente, para atender a vizinhança que tem sofrido roubos e furtos, ou é temporário, somente durante um determina do show de rock?

A solução a ser adotada será bastante diferente em função de ser o sistema permanente ou temporário. Em geral investimos mais nos sistemas considerados permanentes e investimos menos nos demais.

Sistema de informação
Uma definição de sistemas de informação, ou SI, é:
                      "conjunto de partes articuladas com finalidade comum
                      na qual pelo menos uma de suas partes é um dado ou informação"


Observador
Quando analisamos um sistema para verificar se é ou não um sistema de informação, temos que verificar se alguma parte dele é um dado ou informação,ou seja, se alguma parte foi intencionalmente colocada para que haja comunicação de informações.
Esta análise deve ser feita sobre o sistema, e devemos descartar as opiniões e percepções do observador.
Considere a figura a seguir:

A xícara não é um sistema de informações porque não conseguimos localizar nenhuma parte dela que seja de dedicada a transmitir informações.
Mas repare que mesmo não sendo um sistema de informação, o observador consegue ampliar seu conhecimento obtendo informações: percebe que o café está quente, sente seu cheiro, fica com água na boca, etc. Mas estas informações obtidas não estão explicitamente colocadas no sistema sob a forma de dados.
Assim esta xícara continua NÃO sendo um sistema de informação.

Se houvesse uma mensagem escrita (dado), "Nescafé" ou "Café quente" por exemplo, aí sim, a xícara seria um sistema de informação.

Análise de sistemas
Este termo, em geral é associado às profissões vinculadas à informática.
Contudo, a atividade de análise de sistemas é realizada por todos nós, no dia-a-dia, e abrange:

Isto tudo realizado com a intenção de compreender o sistema e otimizá-lo (modificá-lo para que seja mais útil e efetivo).
A análise de um sistema amplia o nosso conhecimento sobre ele!


Como exemplo, podemos analisar um sapato como sendo um sistema. Ou seja, devemos pensar em sua finalidade, nas suas partes componentes e na interrelação entre elas.

Extendendo a análise podemos pensar em cada parte como sendo um sistema (ou subsistema). Assim o cadarço pode ser decomposto em ponteiras e cordão, adequadamente conectados e com a finalidade de amarrar o sapato.

Os profissionais devem se acostumar a realizar a análise de todos os sistemas com que convivem, enfatizando sua finalidade.

Também devem, na análise, verificar se são sistemas de informação.

Neste exemplo do sapato, quando é considerado um objeto de uso, guardado sob a cama, então não o vemos como um SI.

Por outro lado, quando é considerado como objeto de venda, colocado numa estante de sapataria, possui diversas partes que são dados: o número de tamanho, o preço e mesmo o código da mercadoria. É então um S.I.


Um sistema pode ou não ser considerado um S.I. dependendo da forma como o encaramos e em função de como o estamos analisando.
Em geral, em uma empresa, todos os sistemas são sistemas de informação pois, alguma de suas partes são dados úteis para o setor financeiro, o setor de materiais ou outro setor ou sistema.

Por exemplo, não é comum que todos os ativos da empresa possuam etiquetas de patrimônio? Isto basta para termos a certeza de que são SI : as etiquetas são dados!


Em quais condições estes sistemas abaixo são ou não sistemas de informação:

um carrinho de mãoNão é S.I. quando não possui placa ou outro identificador
um liquidificadorÉ S.I. poispossui legenda nos botões indicando sua finalidade
uma canetaSe possuir marca, por exemplo, é um S.I.
um termômetro 
a injeção eletrônica
do carro
 
uma bola de futebol 
uma bola de sinucaÉ S.I pois, ou tem números ou cores que as identificam
um programa de
folha de pagamento
 
um sistema informatizado
de contas a pagar
 
uma roupa na loja 
uma nota fiscal 
um formulário de pedido 
uma receita médica 
uma coluna dórica 
uma receita culinária 
um pneu de automóvel 
um gráfico de resultados 
uma carta 
uma bandeira 
uma bicicleta 
um doce 
um jornal 
um tambor 
uma pauta musical 
uma carteira de motorista 
uma reunião de trabalho 

Para aqueles que você considerar um SI você consegue identificar qual parte é um dado ou informação?

Questões e exercícios

  1. Classifique um sistema de controle de estoque utilizando as categorias citadas;
  2. Classifique também um sistema "extintor de incêndio";
  3. Imagine um exemplo onde haja discussão em uma empresa causada por má compreensão sobre ser um sistema permanente ou temporário;
  4. Como determinar se uma indústria é mais ou menos complexa que outra?
  5. Liste todas as interações entre o sistema empresa e o meio social que a cerca. Identifique que é o responsável, no âmbito da empresa, por cada uma das interações. Por exemplo, o gerente financeiro é o responsável pelo pagamento de impostos (relação da empresa com o governo);
  6. Descreva os limites de adaptabilidade de uma aparelho de ar-condicionado central. Aponte características que o fazem adaptável e características que o fazem não adaptáveis a cada circunstância;
  7. Cite 3 sistemas de informação em uso na Universidade? Justifique.
  8. O subsistema de compras de uma empresa é um sistema de informação? Por quê?
  9. E o PCP?